quinta-feira, 22 de maio de 2008

CAMPEONATO FUTEBOL 7 - 2008/2009


ABRIL DE 2008 - UMA NOVA ETAPA, UM ALICIANTE DESAFIO ...

2008/2009 - REALIZAR DE UM SONHO ...


A experiência acumulada na Coordenação Técnico-Pedagógico da ESCOLA FUTEBOL PROF. PAULO FARIA, desde Novembro de 2003, levou-nos a concluir que era necessário iniciar uma nova e decisiva etapa de desenvolvimento deste projecto.

A qualidade do trabalho desenvolvido tem sido reconhecido pelos diversos elementos que usufruem dos serviços da Escola, contudo temo-nos deparado com um factor que tem constrangido e em alguns casos limitado mesmo, a formação desportiva dos nossos jovens - a ausência de competição regular.

Do ponto de vista pedagógico e metodológico a competição, pelas suas características, fomenta e intensifica as sucessivas situações de duelo, a incerteza das diversas situações momentâneas do jogo, as sensações de risco e repetidas experiências de êxito e fracasso. Estas características da competição relacionam-se directamente com as motivações do jovem jogador de futebol.

Da experiência vivida até aqui constata-se que a aprendizagem do jogo de futebol é mais eficaz e sustentada quando é estruturada tendo como referência as diferentes etapas competitivas formais que ocorrem ao longo de um determinado período, com adversários que disputam, com idêntica determinação e motivação, a vitória num determinado jogo de futebol.

A competição adquire ainda um maior valor pedagógico quando se considera fundamentalmente, como é nosso princípio, "a forma", ou seja o processo, como se obtém determinado resultado desportivo, sem se sobrevalorizar ou reduzir o objectivo do jogo à mera conquista da vitória independentemente do que aconteceu durante o mesmo.

Assim, é nossa estratégia criar as condições necessárias para participar no CAMPEONATO DE FUTEBOL DE 7, da ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO PORTO, para a ÉPOCA de 2008/2009, nos escalões de ESCOLAS (SUB10) e INFANTIS (SUB12).

Sem comentários: